VEM AI

VEM AI
PET SHOP BOYS - NOVO ÁLBUM

Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de março de 2016

BLOG7.1 - 2016 - TEMA DA SEMANA: OS SETE ÍCONES DOS ANOS 80 - MEDALHA DE BRONZE - O ROCK NACIONAL - POST N° 2294

O Movimento do Rock Nacional surgiu já no inicio da década de 80, com a Gang 90 e a Blitz. Mas ganhou força mesmo a partir dos shows do Disco Voador, local que se tornou o berço de várias bandas que estouraram naquela época e revelou Paralamas do Sucesso, Kid Abelha e Barão Vermelho entre outros. Em  locais como São Paulo, Rio Grande do Sul e Brasilia também pipocavam bandas. O Movimento do Rock Nacional na década de 80 é também caracterizado pela influência de ritmos como a new wave, punk, pop, reggae e a soul music. Os paralamas do Sucesso apostaram numa mistura de reggae com rock e ritmos africanos, caracterizados nas músicas Alagados e A Novidade, já o Kid Abelha apostou mais no ritmo da new wave e da jovem guarda com músicas tipo Por Que Não Eu?, Pintura Intima e Fixação. Já o Barão Vermelho optou pelo rock mais tradicional  aliado a letras poéticas do vocalista Cazuza. As bandas paulistas Titãs, Ultraje a Rigor, RPM e Ira também  tiveram papel importante nesse cenário. Do Rio Grande do Sul vieram Nenhum de Nós e Engenheiros do Hawaii. Em Brasilia, tudo começou com o Aborto Elétrico, que se separou, e deu origem a bandas como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude, que depois se tornaram famosas. Por toda essa contribuição dada ao rock brasileiro, O Movimento do Rock Nacional da década de 80 é a nossa medalha de bronze desse Top Top. Amanhã vamos conhecer o medalha de prata, nosso segundo colocado. Aliás segunda colocada, pois a rainha do pop está chegando...prometendo escandalizar os anos 80.

Um comentário:

  1. Você citou a Gang 90 e, curiosamente, conversei hoje, via Twitter, com o próprio Lobão. E ele falou muito sobre Júlio Barroso, líder da Gang 90, do qual ele sente saudades até hoje. Segundo Lobão, Julio era o cara mais importante daquela geração.

    O Twitter do Grande Lobo é [http://twitter.com/lobaoeletrico] e o meu é [http://twitter.com/tomneto]. E escrevi recentemente sobre Julio Barroso em [http://tomneto.blogspot.com/2010/03/julio-barroso-promessa-nao-cumprida-do.html]

    Abração, Junior! :)

    ResponderExcluir

Seguidores

Arquivo do blog

Marcadores